Política de privacidade

Política de Privacidade – LAPEC

O LAPEC tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus pacientes e visitantes durante todo o processo de interação com nosso site. Para entender quais informações coletamos e como as utilizamos, armazenamos ou excluímos, segue nossa Política de Privacidade.

Antes de mais nada, nos apresentamos, nós somos o LAPEC LABORATORIO DE ANALISES E PESQUISAS CLINICAS LTDA, inscrita no CNPJ 29.205.242/0001-01, com sede na Rua Prefeito João Vasconcellos, nº 211 – Centro – Araruama – Rio de Janeiro – RJ – CEP 28.979-153, e segundo a definição trazida pela Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD” (Lei Federal nº 13.709.2018), seremos o controlador das suas informações, sendo assim, responsável por definir o que acontece com estes dados e por protegê-los.

Os dados cadastrais dos pacientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para a obtenção de informações a respeito de tratamento realizado, desde que devidamente autorizado pelo paciente com expressa previsão por escrito.

 

A fim de facilitar o entendimento da nossa Política de Privacidade, apresentamos um resumo:

Agente de tratamento dos dados: LAPEC

Papel do LAPEC no tratamento dos dados: Predominantemente controlador

Tipo de informações pessoais coletadas: o LAPEC coleta as informações que o Paciente fornece quando se cadastra presencialmente ou virtualmente para eventual exame nas dependências do laboratório.

Com que finalidade utilizamos seus dados pessoais?

Para controle interno relativo aos serviços fornecidos e exames realizados;

Para mantê-lo informado sobre o status de seu atendimento/exame;

Para coordenar a entrega ou disponibilização de serviços;

Para a realização de relatórios;

Para enviar comunicações sobre serviços e proporcionar uma melhor experiência ao Paciente, fazendo com que o LAPEC seja ainda mais relevante como referência em seu segmento de atuação.

Seus direitos

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dá ao Paciente o direito de solicitar ao LAPEC, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos dados tratados.

Para que a Política de Privacidade seja bem compreendida, é fundamental esclarecer alguns conceitos importantes:

Paciente/Cliente – toda pessoa que recebe exame oriundo dos serviços prestados pelo LAPEC;

Dados do Paciente – qualquer informação relacionada a uma pessoa/paciente que o identifique ou que, usada em combinação com outras informações tratadas, identifique o indivíduo. Ainda, qualquer informação por meio da qual seja possível identificar uma pessoa/paciente ou entrar em contato com o mesmo.

Tratamento de dados do Paciente – considera-se tratamento de dado pessoal do Paciente a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, comunicação, transferência, difusão ou extração de dados de pessoas físicas e/ou jurídicas.

Titular de dados – qualquer pessoa que tenha seus dados pessoais tratados pelo LAPEC;

Finalidade – o que queremos alcançar com o tratamento de dados pessoais.

Necessidade – o tratamento de dados pessoais deve se limitar ao mínimo necessário para o propósito almejado. Ou seja, deve ser pertinente, proporcional e não excessivo.

Consentimento – autorização clara e objetiva que o titular dá para tratamento de seus dados pessoais com finalidade previamente estipulada. Após dar o consentimento, você pode revogá-lo a qualquer momento. A revogação não cancela os processamentos realizados previamente.

Para quem se aplica essa política de privacidade?

Aplica-se a todos os clientes/pacientes do LAPEC, que de alguma forma tenham os dados pessoais tratados pelo laboratório.

Quais tipos de informações pessoais coletamos e utilizamos?

O LAPEC coleta e armazena os seguintes tipos de informações:

Informações que você nos fornece: O LAPEC coleta informações do Cliente de diversas formas: quando o paciente fornece seu CPF para cadastros nos registros do laboratório; realiza algum tipo de requisição; adquire um dos serviços oferecidos pelo laboratório; faz um pedido em nosso site; realiza exame; quando interage com o Serviço de Atendimento ao Paciente/cliente; quando participa de pesquisas. Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, gênero, endereço e números de telefone.

Informações coletadas automaticamente pelo LAPEC: coletamos e armazenamos determinadas informações sempre que o Paciente/Cliente interage conosco. Por exemplo, utilizamos cookies e obtemos informações quando seu navegador acessa o nosso site; quando você clica em anúncios, e-mails de parceiros e outros conteúdos fornecidos por nós.

Informações coletadas de outras fontes:

Agências ou órgãos de crédito (por exemplo, relatórios de crédito/cheques);

Provedores de dados (por exemplo, dados demográficos relacionados a anúncios publicitários on-line e com base nos interesses do Paciente/Cliente).

Outras informações que poderão ser coletadas:

Informações sobre Pacientes/clientes que se tornarem públicas por eles ou que estejam disponíveis publicamente;

Informações que coletamos de terceiros como, por exemplo, complementos dos seus dados cadastrais (nome, filiação, data de nascimento, CPF, número de telefone, endereço, entre outros), score gerado por agências de crédito, se você faz parte de alguma lista de Pessoa Exposta Politicamente (PEP) ou de alguma lista de alerta (como, OFAC, CSNU e outras listas internacionais), entre outras.

Informações fornecidas pelo Paciente/Cliente, voluntariamente, como por meio de comunicações com o LAPEC em redes sociais ou em comentários e avaliações de Serviços.

Cópias de documentos enviados por Pacientes/clientes como comprovante de residência, dados bancários ou cópia de um documento de identidade, geralmente utilizados para comprovação de seu cadastro ou validação de sua identidade.

Por que solicitamos seus dados pessoais?

Os dados são necessários para:

 

Realização de procedimentos e/ou os serviços contratados;

Otimizar sua interação conosco;

Garantir a segurança do site, de seu aplicativo e dos dados que processa;

Informar o Paciente/Cliente sobre eventuais ofertas e divulgar os nossos serviços;

Cumprir obrigações legais;

Fins administrativos e de gestão.

 

O fornecimento dos dados permite:

Realizar serviços adquiridos;

Enviar atualizações sobre o status de procedimentos e comunicações de serviços;

Prestar serviços adequados às necessidades do Paciente/Cliente;

Melhorar a experiência da prestação de serviços para os Pacientes do LAPEC;

Fazer análises e pesquisas de mercado;

Manter o Paciente/Cliente informado sobre os serviços que oferecemos;

Executar publicidade online direcionada;

Prevenir, detectar e investigar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código de Conduta ou que sejam proibidas ou ilegais; melhorar nosso website, produtos e serviços.

O LAPEC utiliza bases legais, que podem variar de acordo com a finalidade da coleta, para tratar os dados pessoais dos Pacientes/Clientes. O prazo de armazenamento pode mudar conforme a base legal aplicável a cada situação e a finalidade.

 

Serviços de marketing

Os serviços de marketing são oferecidos por meio de comunicações gratuitas sobre ofertas, serviços e produtos dirigidas ao Paciente/Cliente, relacionadas ao seu perfil no site e ao exame que fez. Esse serviço pode abranger e-mails, SMS e WhatsApp. Vale ressaltar que o Cliente pode cancelar o serviço, a qualquer momento enviando e-mail para o e-mail atendimento@lablapec.com.br.

Com quem seus dados são compartilhados?

As informações coletadas somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) para prestação adequada dos serviços objeto de suas atividades com empresas parceiras; (ii) proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de armazenamento de informações.

Transferência internacional de dados pessoais

Como a internet é um ambiente global, determinados serviços oferecidos pelo LAPEC podem demandar a transferência dos seus dados para outros países.
Nesses casos, os dados são tratados de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações de proteção. Tomamos medidas de segurança de acordo com nossas políticas e adotamos cláusulas padrão nos contratos com fornecedores e prestadores de serviço.

Ao navegar em nosso site, se comunicar conosco, você concorda com o tratamento de suas informações, inclusive a transferência internacional de dados, quando necessário. Adotamos medidas para garantir que quaisquer informações coletadas sejam tratadas com segurança, conforme os padrões de proteção de dados e de acordo com esta Política de Privacidade.

Por quanto tempo as informações pessoais ficam armazenadas?

Seus dados pessoais serão mantidos durante todo o período que for um Paciente/Cliente ativo e, após esse período, armazenamos as informações de acordo com as normas de prescrição do Direito brasileiro.

Quais são os direitos do titular de dados?

A partir do início da vigência da LGPD, o titular dos dados pessoais terá o direito de obter do LAPEC, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados.

O LAPEC terá 15 dias para responder às solicitações dos titulares. Os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente e, por questões legais, algumas solicitações podem não ser atendidas.

Os titulares dos dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:

I – confirmação da existência de tratamento;

II – acesso aos dados;

III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;

VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX – revogação do consentimento.

Como exercer os seus direitos?

Você pode exercer seus direitos para verificar seus dados cadastrados acessando a seção “Minha Conta”, disponível no site www.lablapec.com.br. Além disso, pode entrar em contato pelos e-mails atendimento@lablapec.com.br e/ou diretoria2@lablapec.com.br

Para mudar suas preferências em relação às notificações (incluindo as comunicações de marketing), a qualquer momento, você pode acessar “Minha Conta”. Se não quiser receber nossas comunicações de marketing, também pode cancelar a assinatura clicando no link enviado junto com o e-mail do marketing.

Cookies e tecnologias semelhantes

Cookies são pequenos arquivos de dados que são colocados no seu computador ou em outros dispositivos (como ‘smartphones’ ou ‘tablets’) enquanto você navega no site.

Utilizamos cookies, pixels e outras tecnologias (coletivamente, “cookies”) para reconhecer seu navegador ou dispositivo, aprender mais sobre seus interesses, fornecer recursos e serviços essenciais e, também, para:

Acompanhar suas preferências para enviar somente informações de seu interesse.

Realização de pesquisas e diagnósticos para melhorar o conteúdo e serviços;

Impedir atividades fraudulentas;

Melhorar a segurança.

Obs: Clique em ‘Ajuda’, nas configurações do seu navegador, para saber como impedi-lo de aceitar cookies e para ser notificado quando receber novos; para ver quando eles expiram e para desativá-los.

Como você pode manter suas informações pessoais seguras?

O LAPEC utiliza os melhores protocolos de segurança para preservar a privacidade dos dados dos Pacientes/Clientes, mas também recomenda medidas de proteção individual.

Para mais informações, você pode entrar em contato pelos e-mails atendimento@lablapec.com.br e/ou diretoria2@lablapec.com.br.

Outras informações importantes sobre proteção de dados

Se alguma mudança for feita em nossa Política de Privacidade, você receberá um e-mail.

Como entrar em contato com o encarregado da proteção de dados do LAPEC?

O encarregado da proteção de dados é o responsável escolhido pelo LAPEC para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), quando ela for formalizada. Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para os e-mails atendimento@lablapec.com.br e/ou diretoria2@lablapec.com.br

Legislação e foro

Esta política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Paciente/Cliente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

Última atualização e versões anteriores

Última atualização: 23 de junho de 2022

Fale Conosco

Sempre que você tiver alguma dúvida sobre esta Política de Privacidade, mesmo após sua leitura, ou precisar interagir conosco sobre assuntos envolvendo os seus dados pessoais, poderá fazê-lo:

 

Por meio dos nossos canais de atendimento disponíveis em nosso Site no link “Fale Conosco” ou

Pelos e-mails atendimento@lablapec.com.br e/ou diretoria2@lablapec.com.br

Recomendamos que verifiquem a versão atualizada desta Política de Privacidade sempre que navegarem em nosso site.

Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.
Contem conosco para mantê-los informados!
LAPEC LABORATORIO DE ANALISES E PESQUISAS CLINICAS.

×